Existem diferentes formas de malware identificar as suas vítimas, que não partem apenas pelos conteúdos roubados dos sistemas. Recentemente foi descoberto um novo malware, que pode usar as próprias redes sem fios na proximidade dos sistemas infetados para criar uma estimativa de onde os utilizadores se encontram.
O malware conhecido como “Whiffy Recon”, quando infeta um sistema, possui a capacidade de reconhecer as redes sem fios que se encontram em redor do utilizador, e usando o sistema de geolocalização da Google – a sua API – podem triangular uma posição aproximada de onde o utilizador se encontra.
Isto será importante pois permite obter a localização física dos utilizadores, mesmo que se encontrem em sistemas que não possuem aceso a ligações GPS – que a maioria dos portáteis e computadores pessoais não possuem.
Usando esta técnica, o malware é capaz de obter a localização dos utilizadores com uma precisão entre 20 a 50 metros. Isto pode ser ainda mais preciso se for usado em situações onde exista muita rede sem fios em redor do sistema infetado.
De acordo com os investigadores da empresa de segurança Secureworks, os atacantes podem usar a localização das potenciais vítimas como forma de assustarem ainda mais as mesmas, ou de aplicarem outros esquemas localizados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!