O Linux encontra-se a preparar para uma das maiores mudanças feitas no seu código, com a descontinuação do suporte ao sistema de ficheiros ReiserFS.
O ReiserFS foi um sistema de ficheiros que chegou ao Linux em 2001, mas desde então tem vindo a ser cada vez menos usada. De acordo com o site Phoronix, com a recente lista de alterações do Linux 6.6, o sistema de ficheiros passou a ser indicado como “Obsoleto”, o que indica que pode vir a perder o suporte em breve.
O sistema de ficheiros foi considerado bom na altura do seu lançamento, sobretudo a lidar com arquivos pequenos, demonstrando um desempenho superior aos sistemas existentes na altura. O SUSE Linux foi uma das distribuições que o adotou como padrão.
No entanto, a reputação do sistema de ficheiros foi fortemente prejudicada quando o criador do mesmo, Hans Reiser, foi condenado em 2008 por ter morto a sua esposa. Desde então, o sistema tem vindo a ser pouco usado, embora ainda seja mantido com atualizações pela empresa Namesys.
Mesmo antes deste incidente, o sistema de ficheiros era considerado pouco eficiente face às alternativas, e começou a perder popularidade depois do seu próprio criador ter também começado a focar no Reiser4 – que foi sempre considerado instável.
Espera-se que o sistema de ficheiros venha a ser removido completamente do kernel do Linux até 2025. Esta medida deve afetar poucos utilizadores, tendo em conta que o sistema de ficheiros não é usado em larga escala.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!