A Toyota teve de suspender a produção em algumas das suas fábricas no Japão recentemente, sendo que agora conhecem-se mais detalhes sobre o que ocorreu para tal.
De acordo com a análise da empresa, a 29 de Agosto, várias fábricas da Toyota no Japão tiveram as suas produções suspensas por uma falha desconhecida nos sistemas das mesmas.
Tendo em conta que as fábricas eram as centrais da empresa, isto terá levado à perda de 13,000 unidades de veículos da marca produzidos por dia, com impacto também para a exportação global.
A empresa inicialmente indicou que a falha estaria associada com um problema identificado durante uma manutenção dos sistemas internos das fábricas. A manutenção teria como objetivo analisar as bases de dados das fábricas, e organizar as mesmas para melhor otimização e desempenho.
No entanto, um erro terá ocorrido durante o processo, que levou a que as capacidades dos sistemas da empresa fossem atingidos – basicamente, os servidores onde as bases de dados se encontravam esgotaram as suas capacidades de armazenamento.
Isto levou a que os sistemas começassem a falhar, eventualmente levando à paralisação das linhas de produção. Uma vez que a falha afetou diretamente os sistemas de encomendas e gestão de inventário, a produção teve de ser também suspensa durante a análise da resolução.
A Toyota explicou que tanto o sistema principal das fábricas como os backups encontravam-se sobre o mesmo sistema, e portanto, não foi possível realizar a transição direta para o sistema de backup.
A correção do problema apenas foi realizada dois dias depois, quando a empresa conseguiu obter sistemas com mais capacidade para concluir a tarefa. A produção retomou de seguida.
Felizmente, nenhum dado terá sido perdido no processo, e também se deixou de lado a possibilidade de ter sido um ataque informático – algo que surgiu em rumores quando a paragem das linhas de produção aconteceu.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!