
Novos rumores vindos de Taiwan indicam que a Foxconn já deu início à produção dos primeiros servidores equipados com os superchips NVIDIA Vera Rubin NVL144 MGX. Estes sistemas, sucessores dos atuais Blackwell GB200 e GB300 NVL72, prometem um salto de gigante no desempenho para tarefas de Inteligência Artificial, oferecendo até 3,6 ExaFLOPS de poder computacional.
As informações, avançadas pelo portal Taiwan Economic Daily, sugerem que o desenvolvimento está a decorrer sem percalços e que o cronograma previamente anunciado pela NVIDIA será cumprido. Citando fontes da indústria, a publicação aponta que a produção em massa e a entrega aos clientes deverão começar no outono de 2026, entre setembro e dezembro.
Este ritmo acelerado demonstra a postura agressiva da NVIDIA, não só para responder à crescente procura por soluções de IA, mas também para se manter à frente de rivais como a AMD, que tem vindo a ganhar terreno nos últimos meses.
Um monstro de especificações
A agressividade da NVIDIA não se reflete apenas no calendário, mas também nas especificações destes novos servidores. No coração de cada máquina estará o superchip Vera Rubin, que combina uma CPU Vera baseada em ARM com 88 núcleos e 176 threads, e uma GPU Rubin equipada com uns impressionantes 288 GB de memória RAM HBM4.
Cada uma destas GPUs será capaz de fornecer 50 PetaFLOPS de poder computacional em FP4, um formato de dados que está a ganhar popularidade em aplicações de Inteligência Artificial por equilibrar precisão e velocidade de cálculo.
Este poder será depois escalado para o sistema completo, o NVIDIA Vera Rubin NVL144 MGX. Este rack irá unir 144 GPUs Rubin, elevando a capacidade máxima de computação para uns impressionantes 3,6 ExaFLOPS para tarefas de inferência (o uso da IA) e 1,8 ExaFLOPS para treino em FP8. Para completar, o sistema contará com um total de 75 TB de memória, atingindo uma largura de banda extrema de 13 TB/s.
Mais pormenores técnicos sobre os processadores, a memória e as capacidades em diferentes cenários deverão ser divulgados pela NVIDIA à medida que a data de lançamento se aproximar.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!