A Google encontra-se a lançar uma nova atualização para o Android, com o seu patch de Setembro de 2023. Este corrige 33 vulnerabilidades, incluindo uma falha zero-day que se encontra a ser ativamente explorada.
A falha zero-day que foi identificada afeta o Android Framework, e pode permitir que os atacantes obtenham acesso administrativo ao sistema sem que os utilizadores tenham de realizar qualquer ação.
Segundo a Google, acredita-se que a falha esteja a ser ativamente explorada para ataques direcionados. Como tal, a empresa recomenda que a atualização do Android seja realizada o mais rapidamente possível.
Além desta vulnerabilidade, o patch de setembro de 2023 também corrige uma falha classificada como crítica nos componentes de sistema do Android, além de uma falha no código fonte da Qualcomm. As falhas classificadas como críticas podem permitir a execução remota de código no sistema.
Como sempre, o patch ainda necessita de ser aprovado pelos fabricantes dos dispositivos antes de começar a chegar aos utilizadores em geral. Com isto em conta, pode demorar alguns dias para chegar a todos os dispositivos no mercado, dependendo da aprovação.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!