O ChatGPT tem vindo a tornar-se bastante popular, mas ao mesmo tempo, depois de todo o sucesso quando começou a ficar disponível para mais utilizadores em finais de 2022, a plataforma tem vindo a verificar uma queda de uso considerável nos últimos meses.
No seu pico, o ChatGPT contava com mais de 1.7 mil milhões de acessos mensais, valor registado em meados de Maio deste ano. No entanto, o valor caiu consideravelmente nos meses, seguintes, atingindo 1.4 mil milhões em Agosto.
Entre os meses de junho e julho, a queda de acessos mensais feitos na plataforma da OpenAI foi de quase 10%, o que será certamente um valor expressivo. Foi em Junho que a queda mais acentuada se verificou.
Além disso, os utilizadores também estão a passar menos tempo dentro da plataforma, passando de 9 minutos de média em Março para menos de 7 minutos em agosto.
No entanto, alguns especialistas apontam agora os possíveis detalhes do que terá levado a tal. Segundo David F. Carr, analista da empresa Similarweb, esta queda de acessos na plataforma da OpenAI pode ser relacionada com o período de férias escolares do verão.
Não existe como negar que o ChatGPT é fortemente usado no meio escolar, e como tal, existe a tendência de aumentar o uso da mesma com os alunos em períodos de aulas. No entanto, nas férias de verão não existe essa necessidade, e portanto, os acessos são reduzidos.
Mas, ao mesmo tempo, isso pode não ser a justificação completa. Isto porque, apesar de o ChatGPT ter registado uma queda no uso, plataformas rivais como o Bing Chat e o Google Bard, continuaram a manter a tendência de acessos durante este período.
Será interessante analisar como o regresso às aulas terá impacto no uso da plataforma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!