1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Imagem do mapa mundo da Google com cabos

 

A Google revelou que vai construir um novo cabo, com o objetivo de interligar Portugal, as Bermudas e os EUA. Este cabo transatlântico subaquático vai apelidar-se de “Nuvem”.

 

De acordo com o comunicado da empresa, este novo cabo vai permitir “melhorar a resiliência da rede no Atlântico e ajudar a responder à procura crescente por serviços digitais”. Este vai ainda permitir “acrescentar diversidade às rotas internacionais e apoiar o desenvolvimento da infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação (TIC) para os continentes e países envolvidos”.

 

Portugal tornou-se igualmente um porto para cabos submarinos, não só devido à sua localização geográfica estratégica no sudoeste da Europa continental, mas também devido ao foco do país no reforço da infraestrutura da economia digital. Com planos de aterrar em Portugal, a Nuvem é o mais recente membro do portfólio de cabos submarinos de Portugal, que também inclui o Equiano, o sistema recentemente concluído que liga Portugal ao Togo, Nigéria, Namíbia, África do Sul e Santa Helena.

 

João Galamba, Ministro das Infraestruturas de Portugal, afirma que “O investimento do Google incorpora a nossa visão para Portugal nos setores de telecomunicações e dados: estabelecer o nosso país como uma porta de conectividade próspera para a Europa, promovendo conexões robustas com outros continentes. O Governo português considera este investimento muito importante e só foi possível graças à grande articulação e diálogo entre o ministério, as entidades portuguesas e a Google”.

 

Este sublinha ainda que “O nosso objetivo é transformar estas autoestradas da informação em catalisadores que atraiam investimentos suplementares em setores tecnológicos de ponta, impulsionando a nação para uma transformação digital eficaz. Esta aspiração tem sido o nosso foco firme nos últimos meses, impulsionando os nossos esforços para atrair este tipo de investimentos, melhorando as nossas infraestruturas de comunicação e definindo um roteiro claro para o setor.”

 

Com previsão de estar pronta a funcionar em meados de 2026, a Nuvem adicionará capacidade, aumentará a confiabilidade e diminuirá a latência para utilizadores do Google e clientes do Google Cloud em todo o mundo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech