O navegador Brave conta com várias funcionalidades focadas em privacidade, mas inclui também alguns extras considerados como úteis para os utilizadores. Um deles é o suporte integrado a IPFS, uma rede descentralizada para acesso a conteúdos na Internet.
Esta funcionalidade, na mais recente versão do Brave, agora recebeu algumas novidades. Uma delas encontra-se na nova IPFS “Infobar”. Esta trata-se de uma pequena barra, que surge sempre que um site tenha uma variante disponível na rede IPFS, dando a possibilidade aos utilizadores de carregarem os conteúdos diretamente da mesma. Isto permite que os conteúdos possam ser carregados de uma fonte alternativa, invés de através da rede regular da Internet.
Os utilizadores podem ainda configurar o navegador para dar prioridade a conteúdos IPFS, carregando automaticamente os mesmos quando estes acedam a sites que tenham suporte para os mesmos. Isto não afeta o carregamento de conteúdos tradicionais pelo navegador, e apenas iria aplicar-se em sites com variantes alternativas na rede IPFS.
A ideia desta nova funcionalidade passa por aumentar a visibilidade para esta funcionalidade do navegador, e também para a rede IPFS como um todo, permitindo que mais conteúdos possam ser carregados pela mesma. A rede IPFS tem vindo a ganhar bastante destaque nos últimos tempos, fornecendo um meio descentralizado de os utilizadores colocarem conteúdos na Internet, e acessível para outros utilizadores, sendo também mais resistente contra possíveis censuras.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!