A Google vai realizar uma mudança considerável na forma como suporta os seus dispositivos, garantindo que os mesmos estão atualizados durante mais tempo – pelo menos para a linha Pixel. No evento da empresa realizado hoje, a Google confirmou que vai começar a fornecer suporte de software para os seus smartphones Pixel durante sete anos – mais do que qualquer outra fabricante no mercado.
Mesmo que esta novidade possa não ser muito o foco quando se compra um novo dispositivo, pelo menos para alguns consumidores, é certamente um grande passo da empresa para aumentar a durabilidade dos seus dispositivos. Com isto, os dispositivos Pixel passam a receber sete anos de atualizações do sistema, permitindo também aos utilizadores terem a capacidade de usar os seus dispositivos durante mais tempo.
Os dispositivos da Google já tinham uma garantia de atualização do software por cinco anos – para modelos Pixel 6 ou mais recentes. No entanto, dois anos extra será certamente importante para garantir que os dispositivos continuam atualizados e com novas funcionalidades por mais tempo.
A empresa considera que, com esta medida, serão também feitas melhorias a nível do lixo eletrónico. Com mais tempo de atualizações, os dispositivos podem também ser usados durante mais tempo pelos consumidores – mesmo que ainda se desconheça se a maioria vai manter os dispositivos durante tanto tempo.
Ainda assim, a ideia é importante para o mercado e um passo na direção certa, que coloca também mais pressão sobre outros fabricantes para garantirem suporte aos seus dispositivos por mais tempo. Hoje em dia, a maioria dos smartphones mais recentes no mercado contam com entre quatro a cinco anos de atualizações de software. Em contrapartida, a Apple é uma das empresas que conta com um melhor histórico neste campo, tendo em conta que fornece atualizações para os seus próprios dispositivos durante longos períodos de tempo – em parte porque possui uma lista mais limitada de dispositivos para atualizar comparativamente à variedade disponível no mercado do Android.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!