A Microsoft continua a expandir os testes para integrar sistemas sem passwords no Windows, focados em garantir segurança dos sistemas, mas sem que os utilizadores tenham de usar senhas diretamente nos mesmos.
Estes testes começaram a surgir com o Windows 11 22H2, depois da atualização lançada pela empresa no final de Setembro. Na mesma, os utilizadores teriam a possibilidade de configurar as suas contas do Windows com métodos de login que não usavam senhas. Mas agora, a Microsoft confirma que os utilizadores em empresas podem começar a experimentar esta novidade nos seus sistemas.
De acordo com a mensagem da empresa, “As credenciais resistentes a phishing, como o Windows Hello for Business ou as chaves de segurança FIDO2, são soluções sem palavra-passe e podem proteger as identidades dos utilizadores, eliminando a necessidade de utilizar palavras-passe desde o primeiro dia. As organizações comerciais podem agora definir a política EnablePasswordlessExperience MDM a partir do Intune ou de outro MDM para permitir uma experiência de utilizador totalmente sem palavras-passe em máquinas associadas ao Microsoft Entra ID.”
Quando os administradores dos sistemas ativarem esta funcionalidade, os funcionários vão deixar de ter a opção para realizarem o login usando senhas. Invés disso, poderão usar meios alternativos, como o PIN, autenticação biométrica, por chave de segurança ou via o Windows Hello.
A empresa sublinha ainda que “Também temos o prazer de compartilhar que lançamos uma nova experiência de login na Web com a atualização de setembro de 2023 para o Windows 11, versão 22H2. A nova experiência é mais segura, fiável e eficaz - e está agora disponível para todos os métodos de autenticação Microsoft Entra ID. Isto ajudará as organizações e os utilizadores a afastarem-se gradualmente das palavras-passe no futuro.”
Estas medidas da Microsoft enquadram-se no que outras empresas também têm vindo a realizar, no sentido de adotar uma experiência mais focada sem a necessidade de senhas. A Google, de forma recente, também começou a usar passkeys de forma padrão para novas contas de utilizadores, e a Amazon também ativou este sistema nas suas contas da plataforma de compras.
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