A Microsoft é uma das empresas que tem vindo a incentivar o uso de sistemas sem password para login, e alguns dos seus serviços contam com esta funcionalidade ativa. E para tal, a empresa fornece também a aplicação Microsoft Authenticator, que ajuda a garantir este processo e a realizar o login seguro em diferentes plataformas da empresa.
Em maio deste ano, a empresa revelou uma nova funcionalidade para a aplicação, que quando era realizada uma tentativa de login nas contas da Microsoft protegidas pela Microsoft Authenticator, os utilizadores tinham de indicar o número correspondente dentro da app, carregando na opção conforme surgia no momento do login. Esta medida foi tomada para evitar o envio de notificações de spam, de atacantes a tentarem aceder às contas, e a realizar múltiplas tentativas de acesso – que resultavam em diversas notificações para os utilizadores, em alguns casos podendo mesmo levar a que as notificações fossem aceites incorretamente.
No entanto, agora a empresa revela a sua nova proteção, num sistema que além da verificação de números no login, pode mesmo eliminar as notificações enviadas para os utilizadores em caso de tentativas suspeitas de acesso à conta. Quando a Microsoft identifica que uma tentativa de login pode ser derivada de spam, esta não vai enviar a notificação para autenticação dentro da app do Microsoft Authenticator. Desta forma, os utilizadores não recebem diretamente a notificação – caso pretendam, ainda podem aceitar manualmente dentro da app. Mas sem a notificação, é impedida a confirmação acidental do login.
Esta medida apenas será aplicada a tentativas suspeitas de login, conforme os sistemas da Microsoft o considerem. Portanto, para a maioria dos utilizadores que tentem realizar o acesso às suas próprias contas, a notificação ainda deverá ser enviada na normalidade. Esta mudança será feita em segundo plano, portanto, os utilizadores de contas da Microsoft com o Microsoft Authenticator configurado não necessitam de realizar nenhuma tarefa adicional.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!