Recentemente a Microsoft implementou uma pequena mudança no OneDrive, onde os utilizadores começaram a ser questionados, quando encerravam o programa da barra de notificações, do motivo para estarem a realizar essa tarefa.
A ideia seria a Microsoft obter mais detalhes do motivo pelo qual os utilizadores se encontravam a desligar a aplicação. Entre as opções disponíveis para escolha encontrava-se a de “receber muitas notificações” ou de “não se usar OneDrive”.
No entanto, a Microsoft também tornou obrigatório a que os utilizadores tivessem de responder a esta questão para realmente fecharem a mesma. Ou seja, os utilizadores apenas poderiam desligar o OneDrive se realmente decidissem partilhar o motivo para tal, algo que rapidamente não foi visto de bom agrado por muitos.
Um porta-voz da empresa terá posteriormente confirmado que este sistema estaria em testes para alguns utilizadores do Windows, e não se aplicava a todos. No entanto, ainda assim os comentários negativos da mesma foram deixados pela comunidade – e parecem agora ter sido ouvidos pela Microsoft.
Aparentemente, a Microsoft voltou atrás neste teste, sendo que atualmente o OneDrive deixou de apresentar essas mensagens, tanto na aplicação do Windows 10 como do Windows 11. Agora os utilizadores podem voltar a encerrar a mesma sem terem de passar pela questão – embora ainda seja enviada uma notificação a questionar se o utilizador realmente pretende desligar a app, e que os itens iriam deixar de ser sincronizados automaticamente caso se realize.
Nada garante que os testes não venham a ser alargados novamente no futuro. A ideia da Microsoft seria obter mais feedback para os seus produtos, mas ao mesmo tempo, a onda de críticas encontrava-se no facto de a empresa praticamente forçar a uma resposta, bloqueando a capacidade de sair do OneDrive sem ter de passar pela resposta. A Microsoft pode sempre optar por fornecer a capacidade de sair, com a questão, sem forçar a mesma.
No entanto, infelizmente, a empresa continua a deixar este género de comentários em outros locais, sobretudo para quem use o Edge e pretenda descarregar outro navegador ou realizar alguma tarefa que saia fora do ecossistema da Microsoft.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!