1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Chip de IA

 

As autoridades dos EUA parecem cada vez mais focadas em bloquear a exportação de hardware dedicado para IA para a China, mas as empresas norte-americanas ainda olham para este mercado como sendo bastante importante para as mesmas. Um dos exemplos encontra-se na NVIDIA, que mesmo com todos os bloqueios, ainda se encontra interessada em vender os seus chips para os clientes na China.

 

Tanto que, de acordo com os mais recentes rumores, a empresa encontra-se agora a desenvolver chips focados apenas para o mercado da China, que não se encontrem proibidos pelas recentes limitações de exportação do governo dos EUA. De relembrar que as autoridades norte-americanas têm vindo a aplicar restrições na exportação de chips avançados de IA para a China e Rússia, com receio que os mesmos podem ser usados para criar novas armas e que possam ter usos militares.

Esta legislação impede a NVIDIA de vender alguns dos seus chips mais populares, como o A100 e H100. No entanto, a empresa criou os A800 e H800 especificamente para continuar as vendas na China, contornando a limitação do governo norte-americano.

 

No entanto, face a isso, o governo veio recentemente aplicar novas restrições, que voltam mais uma vez a limitar os chips que a NVIDIA pode enviar para a China – onde o A800 e H800 se encontram incluídos. No entanto, a NVIDIA está pronta para voltar a “contornar” esse bloqueio, estando agora a preparar uma nova linha de chips, novamente focada apenas para a China.

Face às novas restrições, alguns analistas apontam que a NVIDIA pode perder quase 5 mil milhões de dólares em exportações para o mercado da China, pelo que a empresa terá certamente interesse em manter as vendas ativas na região – tendo em conta que a procura de chips para IA na China tem vindo a aumentar também consideravelmente nos últimos tempos, e a NVIDIA era a principal distribuidora para a região.

 

A pensar nisso, a NVIDIA encontra-se agora a desenvolver o novo chip HGX H20, que apesar de a empresa garantir que é o mais poderoso da linha, este encontra-se dentro dos limites que o governo dos EUA aplicou para as novas restrições, e portanto, a NVIDIA pode legalmente vender o mesmo a clientes na China. No entanto, o chip ainda conta com um desempenho final inferior aos restantes modelos da empresa, o que vai obrigar a fabricante a produzir mais unidades, e aos clientes na china a comprarem mais unidades para terem a mesma capacidade de processamento que com chips mais avançados.

 

Ao mesmo tempo, existem também várias empresas na China que começaram a optar por desenvolverem os seus próprios chips, de forma a não ficarem pendentes das criações de outras entidades e dos bloqueios dos EUA para as exportações. Baidu, Huawei, Xiaomi e Oppo são algumas das marcas que se encontram com planos de criar os seus próprios chips no futuro.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech