A NVIDIA revelou recentemente um novo modelo de IA, que será focado em melhorar a forma como a empresa desenvolve projetos de chips no mercado.
De acordo com a empresa, o ChipNeMo é um modelo de linguagem focado em aumentar a produtividade no design de chips no mercado. Este conta com mais de 43 mil milhões de parâmetros diferentes, que analisa para estudar as melhores opções no momento de criar o design de um chip.
De acordo com o engenheiro Bill Dally, a ideia deste modelo será ajudar a tornar os designers de chips da empresa mais produtivos, com ferramentas que podem ajudar a criar os modelos mais rapidamente e com maior eficiência. Com este modelo de IA, a NVIDIA deverá conseguir otimizar consideravelmente a forma como cria o design dos chips, com a ajuda para corrigir bugs, melhorar alguns aspetos ou responder a questões que possam surgir.
O modelo foi criado com uma base de dados associada à própria NVIDIA, pelo que pode responder a várias questões com extrema precisão no que respeita a chips da mesma, ou que sejam variantes desta.
Este modelo conta ainda com a capacidade de simular testes de desempenho no design do chip, para avaliar o comportamento do mesmo no mercado real, e identificando como estes chips se iriam comportar caso fossem criados.
Para já, o ChipNeMo encontra-se focado apenas para uso interno da NVIDIA, sendo ainda desconhecido quando ou se a empresa o irá fornecer em formato comercial para outras entidades.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!