1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Huawei logo durante evento

Nos últimos anos, a Huawei manteve uma presença discreta no mercado de semicondutores. A gigante tecnológica chinesa, que outrora dependia fortemente do processo de 7nm da TSMC, afirma agora ter desenvolvido os seus próprios chips avançados. Com a recente retirada da Nvidia do mercado chinês, o palco parece estar preparado para a Huawei assumir o protagonismo.

De acordo com a Reuters, a Huawei anunciou planos para lançar em força os seus chips de Inteligência Artificial (IA) Ascend e os processadores para servidores Kunpeng no mercado chinês. Eric Xu, o atual presidente rotativo da empresa, afirmou que a Huawei desenvolveu a sua própria memória de alta largura de banda, um campo há muito dominado por gigantes como a SK Hynix e a Samsung.

Supercomputadores para conquistar o mercado

A gigante das telecomunicações revelou também dois novos sistemas de computação, apresentando-os como os clusters de chips de IA mais poderosos do mundo. O Atlas 950 SuperCluster da Huawei conta com mais de 500.000 unidades de processamento neuronal (NPUs) Ascend, enquanto o Atlas 960 SuperCluster será lançado com mais de um milhão de chips Ascend.

A Huawei alega que o seu Atlas 950 SuperCluster, que será lançado já no próximo ano, oferece 1,3 vezes mais poder de computação do que o supercomputador Colossus de Elon Musk. A empresa planeia ainda introduzir três novas gerações dos seus chips Ascend até 2028, com o objetivo de duplicar a capacidade de computação a cada lançamento anual.

Aposta no desempenho e na autonomia

Embora ainda não seja claro como os clusters de IA da Huawei, equipados com os seus próprios chips, se irão comparar com as soluções baseadas em hardware da Nvidia, as ambições são elevadas. O presidente rotativo da empresa garante que o supernó Atlas 950, com 8.192 processadores Ascend, consegue fornecer 6,7 vezes mais poder de computação que o sistema NVL144 da Nvidia.

Em julho, a Huawei já tinha apresentado o sistema CloudMatrix 384 como uma alternativa ao topo de gama GB200 NVL72 da Nvidia. Equipado com 384 GPUs Ascend 910C, o sistema oferece cerca de 300 petaflops de desempenho, superando a capacidade de 180 petaflops da solução da Nvidia, segundo a CNBC.

O momento parece ser ideal para a Huawei. A Administração do Ciberespaço da China (CAC) ordenou recentemente que as empresas de tecnologia locais parassem de comprar chips de IA da Nvidia, alegando a existência de "backdoors" e a possibilidade de desativação remota ("Kill Switch"). Este cenário abre uma oportunidade de ouro para a Huawei solidificar a sua posição e dominar o mercado chinês de semicondutores.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech