A X confirmou ter avançado com um processo judicial contra a empresa Media Matters, por alegadamente a sua investigação ter demonstrado que existe publicidade na X que é apresentada junto de conteúdo anti semitista.
A X acusa a entidade de ter realizado a investigação sem fundamento, e que tal terá causado um afastamento de parceiros e anunciantes da plataforma. O processo já tinha sido confirmado por Elon Musk, o qual prometeu no final da semana passada que iria avançar com o mesmo para todas as frentes.
A acusação indica que a Media Matters terá, de forma maliciosa, adulterado imagens para colocar publicidade da X próxima de conteúdos de ódio, e que terá passado essas imagens como sendo o que os utilizadores verificam quando usam regularmente a plataforma – algo que a X afirma não ser verdade.
A acusação apontam ainda que a Media Matters terá fabricado estas imagens apenas com o intuito de prejudicar a imagem da X, e consequentemente, afastar os anunciantes da rede social.
No entanto, de acordo com o portal TechCrunch, a investigação da Media Matters terá sido feita com base em conteúdos factuais do que se pode encontrar dentro da X. O portal afirma que as imagens foram obtidas de conteúdos apresentados numa conta, com mais de 30 dias para contornar potenciais filtros de publicidade a novas contas.
Esta conta estaria a seguir algumas personalidades conhecidas por partilharem conteúdos extremistas ou de ódio. As imagens foram de publicidade capturada diretamente da plataforma, com a publicidade a surgir diretamente associada com mensagens de ódio de outros utilizadores.
Pouco depois do processo ter sido apresentado, o diretor da Media Matters, Angelo Carusone, partilhou dentro da sua conta da X vários exemplos de utilizadores que também confirmavam a existência de publicidade próxima de conteúdos de ódio na X.
É importante notar que a maioria das notícias da saída de anunciantes da X surgiram depois de Elon Musk ter publicado uma mensagem onde apoiava conteúdo anti semitista. Empresas como a IBM, Apple, Comcast e outras terão deixados de publicar publicidade na plataforma depois deste conteúdo, com pelo menos a Lionsgate a confirmar que um dos motivos para a suspensão das suas campanhas publicitárias estaria diretamente relacionada com a mensagem de Musk.
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