A Google tem vindo a apostar em força no uso de tecnologias de IA nos seus produtos e serviços, mas curiosamente, o Chrome ainda é uma das plataformas onde não se verificam grandes novidades nesta área. Mas isso pode vir brevemente a mudar.
De acordo com os mais recentes rumores, a Google encontra-se a preparar algumas novidades com foco em IA para o seu navegador, que devem otimizar a produtividade dos utilizadores. O leaker @Leopeva64 revelou ter descoberto indícios que o Chrome pode, brevemente, receber suporte para algumas funcionalidades focadas em IA.
O Chrome encontra-se a testar uma nova página de configurações, em chrome://settings/ai, que segundo o programador deve contar com algumas funcionalidades onde a IA se integrará com o navegador. Atualmente a página ainda não apresenta qualquer informação, mas o código fonte do navegador já pode revelar alguns indícios do que iremos encontrar no mesmo.
Para começar, a Google parece encontrar-se a testar um sistema onde a IA poderá organizar as abas no navegador, para que sejam adaptadas às necessidades de cada utilizador. Não se conhecem os detalhes de como o sistema irá funcionar, mas a ideia parece ser a de usar IA para organizar as abas dentro da janela, com base nas que sejam mais acedidas e consideradas como importantes para cada um. Por exemplo, as abas podem surgir em destaque dentro da interface, ou terão agrupamento automático com outras abas ativas.
Existem ainda evidências de um novo sistema de ajuda no preenchimento automático, que se acredita vir a fornecer meios para os utilizadores usarem IA de forma a preencherem rapidamente conteúdos pela internet.
Neste momento, ambas as funcionalidades ainda se encontram numa fase bastante inicial de desenvolvimento, e desconhecem-se detalhes de como poderão funcionar no final. Mas não será de estranhar ver a Google a colocar mais funcionalidades focadas em IA no Chrome, algo que tem vindo a ser o foco da empresa. Ainda mais quando o Edge, da Microsoft, conta atualmente com uma vasta lista de funcionalidades onde a IA se encontra integrada.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!