Por entre todas as aplicações de mapas existentes, o Google Maps deve ser uma das mais usadas, com milhares de utilizadores ativos diariamente. Muitos destes utilizadores usam o sistema para obterem informações sobre empresas ou locais específicos – incluindo para verificar as avaliações dos mesmos.
No entanto, como as avaliações são públicas, nada impede que possam ser manipuladas. Mas hoje a empresa veio revelar alguns detalhes do que se encontra a realizar para evitar que sejam publicadas avaliações falsas sobre os mais variados locais.
Segundo a empresa, esta usa tecnologias automáticas e avaliações humanas para identificar possíveis avaliações falsas, e de forma relativamente rápida. A empresa afirma que possui sistemas que analisam padrões incomuns das avaliações, e que normalmente são sinais de abuso.
Quando uma violação é identificada, os sistemas da empresa atuam para remover esse conteúdo. Isto pode ser uma falsa avaliação ou conteúdos que foram pagos para aumentar o destaque das empresas na plataforma.
A empresa citou um caso que ocorreu num bar nos EUA, onde o dono do mesmo terá recebido um número invulgar de avaliações de baixa classificação. Como existiam indícios de que poderiam ser avaliações falsas ou deixadas por uma entidade rival, a Google terá suspendido novas avaliações ao local, e aplicou medidas para remover as que foram enviadas incorretamente.
A empresa afirma ainda que possui sistemas capazes de identificar alterações maliciosas dos detalhes das empresas, como sites, números de telefone ou moradas.
Em alguns casos, a empresa pode mesmo impedir que certos locais recebam avaliações ou alterações nos seus detalhes. Locais públicos reconhecidos ou que tenham interesse variado podem ter estes sistemas ativos – um dos exemplos deixados pela empresa encontra-se em estabelecimentos de prisão.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!