Os hackers russos que, em Dezembro, atacaram a operadora ucraniana Kyivstar, uma das maiores do pais, terão eliminado todos os dados dos sistemas centrais da rede da operadora, causando uma interrupção prolongada dos serviços e perda de dados.
Illia Vitiuk, chefe dos Serviços de Segurança da Ucrânia, afirma que a investigação do ataque indicou que os hackers terão obtido acesso à rede da operadora em Maio de 2023, mas mantiveram-se silenciosos durante os meses seguintes. Quando o ataque foi realizado, no final do ano, todos os sistemas a que os atacantes possuíam acesso foram completamente eliminados e dados centrais da operadora destruídos.
As autoridades afirmam que os hackers russos obtiveram acesso em Maio, mas apenas em meados de Novembro terão conseguido obter acesso total a vários sistemas da operadora, o que pode justificar o facto do ataque pleno apenas ter sido realizado em dezembro.
É ainda indicado que se acredita que o ataque tenha sido bastante sofisticado, com uso de malware único e focado para o objetivo final. De relembrar que, na altura, o ataque foi confirmado pelo grupo conhecido como Solntsepek, que se acredita ter ligações com grupos de hackers russos.
A investigação do incidente ainda se encontra a ser realizada, portanto é possível que mais detalhes venham a ser conhecidos em breve.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!