A operadora da Croácia A1 Hrvatska revelou ter sido afetada por um largo ataque informático, onde milhares de dados associados a clientes da operadora poderão ter sido comprometidos.
De acordo com o comunicado da operadora, cerca de 10% dos clientes terão sido afetados por roubos de dados pessoais, o que corresponde a cerca de 200.000 clientes no total. O comunicado da empresa, no entanto, não revelou muitos detalhes sobre o ataque, indicando apenas que os utilizadores maliciosos terão obtido acesso às bases de dados da empresa através do uso de logins roubados.
Tendo acesso a estas bases de dados, os atacantes puderem aceder a vários registos dos clientes, onde se inclui nomes completos, moradas, números de identificação, números de telefone e outras informações internas.
A empresa afirma que dados bancários ou de pagamento não terão sido comprometidos, visto que a base de dados acedida não possuía essa informação.
A operadora afirma que se encontra em contacto direto com todos os clientes afetados, notificando da situação. As autoridades locais também já terão sido notificadas, e encontra-se atualmente a ser realizada a investigação do ataque.
A empresa afirma que, nos primeiros indícios que o ataque teria sido realizado, foram realizadas todas as medidas para limitar a recolha de dados e eliminar os acessos, de forma a evitar mais roubos.
De notar que a A1 Hrvatska é uma parceira estratégica da Vodafone, que em Portugal foi recentemente atacada. Por vezes estas parcerias envolvem a troca de informações entre as empresas, com dados que podem ser considerados sensíveis.
Apesar de a Vodafone Portugal ainda não ter confirmado a origem do ataque nas suas infraestruturas, acredita-se que pode existir uma relação com o recente roubo de dados da A1 Hrvatska.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!