A Samsung confirmou que se encontra a desenvolver uma nova memória, que se foca para dispositivos onde a IA seja o principal alvo de uso. Segundo a empresa, a nova memória conjuga um baixo consumo de energia com baixa latência, e foca-se no uso de dispositivos com integrações de IA local.
Durante a CES 2024 a empresa confirmou que esta memória será apelidada de Low Latency Wide I/O (LLW), e terá uma largura de banda de 128 GB/s consumindo apenas 1,2 pJ/b (picojoules por bit).
A Samsung refere que estes módulos serão dedicados para tarefas de processamento de IA em formato local, e deverão associar o baixo consumo de energia com um desempenho elevado para estas tarefas, dispensando a necessidade de processamento de dados na nuvem.
A fabricante não revelou, para já, detalhes sobre os preços desta nova tecnologia, mas tendo em conta a largura de banda, que pelos valores referidos encontra-se atualmente em dispositivos mais caros no mercado, não se espera que seja um valor baixo.
Ao mesmo tempo, também não foram revelados detalhes de quando a tecnologia vai encontrar-se disponível para os fabricantes, embora se espere que a mesma possa começar a surgir ainda durante este ano.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!