1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

hacker em prisão

 

Vladimir Dunaev, o criador do malware Trickbot, foi condenado a uma pena de prisão de 5 anos e quatro meses pelas suas atividades no desenvolvimento do malware e distribuição do mesmo contra várias entidades, entre as quais encontram-se hospitais e outros centros de saúde a nível global.

 

De acordo com os documentos do tribunal, Vladimir Dunaev foi considerado culpado pela sua ligação com o desenvolvimento do malware. De relembrar que Dunaev foi detido pelas autoridades em Setembro de 2021, quando tentava sair da Coreia do Sul depois de ter estado preso na região por quase um ano, derivado da pandemia.

 

Depois de ter sido detido, o mesmo considerou-se culpado dos crimes que era acusado. Em particular pelas suas ligações com a criação do Trickbot, que foi bastante usado para infetar sistemas em larga escala, e chegou mesmo a afetar instituições de saúde e críticas para o mercado.

 

Dunaev foi ainda considerado culpado de ter distribuído este ransomware para diversos locais, além dos hospitais. O mesmo chegou a atingir escolas, empresas e várias outras instituições, a grande maioria localizada nos EUA, embora com raízes para outros países.

 

O programador começou a trabalhar no malware em Junho de 2016, na altura com o código ainda bastante simples e focado apenas para recolher dados através da alteração das definições de proxy no Firefox. No entanto, o malware foi evoluindo desde então, atingido o pico com a criação de uma variante focada para ransomware, que encriptava dados das entidades a troco de um pedido de resgate.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech