O Nitter era um projeto que permitia criar instâncias para aceder a informação da X com mais privacidade e segurança. Basicamente, atuava como um “proxy” dos dados existentes na X, antigo Twitter, sem que os mesmos fossem enviados diretamente para os servidores da entidade.
No entanto, depois de todos os contratempos que o projeto tem vindo a enfrentar, com as mudanças na X, agora o gestor do mesmo confirmou que este vai ser descontinuado. Zed, o programador responsável pelo projeto Nitter, confirmou que o desenvolvimento do mesmo vai ser descontinuado.
A partir do GitHub, o programador apenas referiu que o projeto encontra-se “morto”, sem deixar muitas explicações sobre o motivo para tal. No entanto, é possível que esta decisão tenha sido realizada depois de todas as mudanças feitas na X, sobretudo sobre o acesso “sem login” na plataforma.
Até recentemente, a X permitia aos utilizadores acederem a informação dentro da mesma sem que os utilizadores tivessem de realizar o login nas suas contas, o que era usado como base para o funcionamento do Nitter. No entanto, Elon Musk decidiu remover essa capacidade e limitar consideravelmente a experiência, forçando os utilizadores a terem de realizar login na plataforma para acederem à informação.
Ao mesmo tempo, as mudanças na API da X também limitaram consideravelmente o funcionamento de certas funcionalidades do Nitter, e como tal, este sofreu grandes alterações nos últimos meses.
Infelizmente, essas mudanças parecem agora ter levado ao fim do projeto. Como se trata de um projeto open source, os utilizadores ainda podem usar e modificar o código do mesmo, caso pretendam, mas de forma oficial, a sua origem será agora descontinuada.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!