Independentemente do dispositivo que se compre, este eventualmente deixa de receber suporte pelas suas fabricantes. Isto faz com que muitos dispositivos acabam por chegar ao “fim de vida” quando ainda poderiam ter bastante uso pela frente.
Isto não quer dizer que os dispositivos deixem de funcionar. Mas oficialmente, deixam de receber novas atualizações e melhorias, juntamente com patches importantes de segurança para o sistema operativo.
Isto pode ser um problema, sobretudo para quem pretenda usar os dispositivos no dia a dia. Embora as fabricantes tenham vindo a melhorar o número de anos de suporte aos equipamentos, estes ainda ficam bastante reduzidos, sobretudo para modelos de entrada de linha.
Quem procura alterar essa ideia, existe sempre a possibilidade de instalar uma ROM personalizada. E entre todos os sistemas de ROMs personalizadas, o LineageOS é talvez uma das mais reconhecidas.
E para quem tenha dispositivos da Xiaomi, existem boas notícias. A equipa de desenvolvimento do LineageOS acaba de revelar que os sistema vai ser compatível com um vasto conjunto de novos dispositivos da Xiaomi, dando assim uma “segunda vida” aos mesmos.
A lista inclui os seguintes modelos:
- Xiaomi 11 Lite 5G NE
- Xiaomi 11 Lite NE 5G
- Xiaomi Mi 10T
- Xiaomi Mi 10T Pro
- Xiaomi Mi 10T Lite 5G
- Xiaomi Mi 10i 5G
- Xiaomi Mi 11 Lite 5G
- Xiaomi Mi 11 Pro
- Xiaomi Mi 11i
- Xiaomi Mi 9T
- Xiaomi Mi 5
- Xiaomi Mi 6
- Xiaomi Mi 8
- Xiaomi Mi 8 Pro
- Xiaomi Mi 9SE
- Xiaomi Mi 9 Lite
- Xiaomi Mi MIX 2
- Xiaomi Mi MIX 2S
- Xiaomi MIX 3
- Redmi Note 10 Lite
- Redmi Note 10S
- Redmi Note 10S NFC
- Redmi Note 10 Pro
- Redmi Note 9 Pro 5G
- Redmi Note 9S
- Redmi Note 9 Pro (Global)
- Redmi Note 9
- Redmi Note 7 Pro
- Redmi 7
- Redmi 8
- Redmi 9
- POCO F2 Pro
- POCO F3
- POCO X3 NFC
- POCO X3 Pro
- POCO F1
Alguns destes modelos já deixaram de receber suporte oficial pela Xiaomi, e não vão receber novas atualizações – incluindo o recente HyperOS. Alguns ainda podem ser suportados, mas apenas com patches de segurança.
Atualizar para o LineageOS pode dar uma segunda vida ao dispositivo, trazendo novas funcionalidades e correções importantes. Ao mesmo tempo, pode também ser uma alternativa para quem não pretenda (ou não goste) da MIUI.
No entanto, a ter em conta que a instalação de uma ROM personalizada é um processo algo longo e complexo, que exige alguns conhecimentos técnicos. Existe o risco de se causar danos irreparáveis ao sistema, que não são cobertos pela garantia – mas no final, compensa.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!