1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Wordpress hacker

 

Uma nova técnica de ataque a sites WordPress encontra-se atualmente a propagar-se em peso na internet, com o objetivo de levar a ataques a outros sites também baseados na mesma plataforma.

 

De acordo com a empresa de segurança Securi, uma nova campanha de ataque foi descoberta contra sites baseados em WordPress. Os atacantes tentam começar por explorar falhas nos mesmos, de forma a injetarem scripts no tema, que carregam sempre que um utilizador acede ao site.

 

O objetivo deste script, no entanto, passa por lançar ataques diretos contra outros sites, nomeadamente ataques de brute force, onde os visitantes dos sites podem, sem se aperceberem, estar a participar no mesmo.

 

Quando os utilizadores visitam um site comprometido por estes scripts, encontram-se a lançar ataques contra outros sites WordPress na internet, nomeadamente com tentativas de brute force aos mesmos. Estes ataques são feitos através dos navegadores dos visitantes do site, e portanto, estes encontram-se inadvertidamente a ser os atores deste ataque.

 

O script contacta os sistemas dos atacantes, que enviam os comandos necessários para iniciar o ataque. Este género de ataque pode ser realizado a vários sites pela internet, e dependendo do número de visitas que o site receba, pode ter um grande impacto contra os alvos.

 

Se, durante o ataque, for descoberta uma senha válida, é enviado um pedido para o servidor em controlo dos atacantes, a informar de tal e com os dados. Isto é tudo feito em segundo plano pelo navegador dos visitantes nos sites infetados, sem que estes tenham conhecimento de tal.

 

Enquanto a página estiver aberta, o ataque continua a ser realizado – no entanto, basta o visitante sair do site para o script deixar de funcionar.

Os dados mais recentes indicam que existem cerca de 1700 sites na internet infetados por este script, mas a lista tem vindo a expandir-se consideravelmente nos últimos dias.

 

Para os administradores de sites WordPress, o recomendado será que mantenham os mesmos atualizados, bem como todos os temas e plugins, e que verifiquem qualquer atividade suspeita existente nos mesmos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech