Uma das maiores plataformas de conteúdos para adulto, o PornHub, confirmou que vai bloquear os acessos a partir do Texas, derivado das novas leis de verificação de idade que se encontram em vigor.
O estado do Texas aprovou recentemente uma nova lei, que obriga as plataformas online a validarem a idade dos utilizadores antes destes poderem aceder a determinados conteúdos na internet, entre os quais encontram-se sites de conteúdos para adultos.
Sendo o PornHub uma das maiores plataformas na internet deste conteúdo, o site encontra-se englobado pelas novas regras, e deveria adaptar-se para tal. No entanto, invés disso, a plataforma decidiu bloquear os acessos realizados a partir do Texas.
A plataforma considera que esta nova lei viola a constituição, ao obrigar adultos a terem de validar as suas identidades para acederem a conteúdos na internet, além dos riscos a nível de privacidade que tal engloba – que passa por enviar dados sensíveis para as plataformas poderem verificar a identidade e idade das pessoas.
Ao mesmo tempo, a plataforma considera que esta nova lei limita consideravelmente os criadores de conteúdos para adultos, limitando a forma dos mesmos obterem rendimentos das suas criações. A plataforma sublinha ainda que as medidas não trazem benefícios a nível de proteger os menores de acederem a estes conteúdos, sendo que estes ainda o podem realizar por meios alternativos.
A plataforma indica que existem alternativas mais privadas e seguras para validar a identidade dos utilizadores, como a integração de um sistema de verificação de idade nos sistemas operativos que os utilizadores usem.
A nova medida pode também incentivar mais utilizadores a adquirirem serviços de VPN, como forma de contornarem os bloqueios aos sites que passam a ter de exigir esta verificação. No entanto, existem alguns estados que se encontram a analisar a possibilidade de bloquear por completo as ligações a partir de VPNs, o que teria um grande impacto a nível do acesso a conteúdos – e que iria além do simples acesso a conteúdos para adultos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!