As autoridades norte-americanas condenaram, recentemente, um homem por ter roubado mais de 37 milhões de dólares a partir de um falso site da Coinbase.
Chirag Tomar, de 30 anos, foi detido no aeroporto de Atlanta a 20 de Dezembro de 2023, por ter criado vários sites falsos associados com a Coinbase, onde as potenciais vítimas acediam para ter acesso às suas carteiras.
No entanto, em segundo plano, o site falso era usado para roubar os dados das carteiras, e consequentemente, todos os fundos existentes das mesmas. Os sites eram propagados sobretudo sobre esquemas de phishing e falsa publicidade nos resultados de pesquisa de motores de pesquisa como o Bing e Google.
Tomar terá sido acusado de criar um falso site, parecido ao Coinbase Pro – agora descontinuado – que era usado para obter os detalhes das carteiras das vítimas, bem como os dados de autenticação em duas etapas. Com este acesso, o mesmo teria controlo dos fundos nas carteiras.
Acredita-se que o autor dos crimes terá roubado mais de 37 milhões de dólares das vítimas, durante o tempo em que o falso site esteve ativo e foi usado para os ataques. No caso apresentado pelas autoridades, uma das vítimas do site afirma ter perdido mais de 240.000 dólares após ter usado o falso site para aceder à sua conta, pensando que se tratava da conta da Coinbase legítima.
Tomar teria no seu controlo milhares de carteiras de criptomoedas, que eram usadas como escudo para ocultar as atividades de roubo. Ao mesmo tempo, as carteiras das vítimas eram esvaziadas para outras plataformas, onde depois o mesmo tentava realizar a lavagem de dinheiro.
Chirag Tomar encontra-se agora com uma sentença de 20 anos na prisão, e uma multa que atinge os 250.000 dólares.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!