1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Viatura elétrica em carregamento

 

As fabricantes de veículos elétricos que pretendam entrar para o mercado da União Europeia vão agora ter de enfrentar uma nova taxa. As autoridades europeias confirmaram que vão aplicar taxas de até 38% no valor de importação para veículos elétricos vindos da China.

 

De acordo com o The New York Times, a medida pretende ser uma forma de fortalecer as proteções contra competição injusta do mercado. A Comissão Europeia já começou a alertar as fabricantes de veículos elétricos para esta nova taxa, que vai começar a ser aplicada além dos 10% de taxa extra para este género de viaturas.

 

A BYD e a Geely vão ter taxas entre 17.4 e 20%, enquanto que a SAIC terá uma das taxas de valor mais elevado, nos 38%.

 

Para outras fabricantes, o valor poderá variar dependendo se as empresas cooperaram com as autoridades europeias sobre investigações ativas na produção de veículos elétricos. De relembrar que os veículos elétricos provenientes da China tendem a possuir preços consideravelmente mais baixos que outros fabricantes em diferentes regiões, o que as autoridades consideram que pode causar problemas no mercado, e levar a uma competição injusta para com outras fabricantes locais.

 

As autoridades europeias terão mantido o contacto com as autoridades chinesas, de forma a tentarem chegar a um acordo. Caso o mesmo não seja atingido, as novas taxas vão começar a ser aplicadas a partir de 4 de Julho.

 

Embora a medida seja vista como uma forma das autoridades europeias pensarem na competição do mercado, algumas fabricantes de veículos elétricos europeias opuseram-se à medida, receando que as empresas chinesas podem retaliar da mesma e levar a aumentos de custo para a produção.

 

No final, estas taxas podem acabar por afetar os consumidores, que podem ter viaturas ainda mais caras no mercado, e poderão ser desmotivados de usar adquirir os mesmos em prol de alternativas mais baratas de combustíveis fósseis.

 

De notar que as novas taxas da União Europeia surgem menos de um mês depois dos EUA terem aplicado também aumentos nas taxas de importação para viaturas elétricas originárias de empresas chinesas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech