A Google encontra-se a trabalhar na próxima grande atualização do Android, conhecida como o Android 15, que está prevista de chegar em Agosto ou Setembro de 2024. Mas enquanto isso não acontece, os rumores continuam a revelar algumas novidades que podem vir a surgir no mesmo.
E ao que parece, esta versão do sistema operativo da Google vai agora contar com algumas novidade para proteger os utilizadores de possíveis ataques via USB. Foram descobertas referências a um sistema de proteção USB no código fonte do Android 15 Beta 2.2.
Este sistema iria ajudar os utilizadores a protegerem-se de possíveis ataques via USB, como o roubo de dados em sistemas de carregamento públicos. Este género de ataques é conhecido como “juice jacking”, onde normalmente ligações publicas de USB acabam por roubar dados das vítimas que colocam os seus dispositivos a carregar.
Com o Android 15 Beta 2.2, no entanto, existe uma camada adicional de proteção que vai obrigar a que o dispositivo seja desbloqueado para que se possa ativar a depuração via USB, e dessa forma evitar que código potencialmente malicioso seja enviado para o dispositivo.
Existe ainda uma nova opção que permite configurar o dispositivo para apenas permitir o carregamento, sem transferência de dados. Dessa forma, mesmo que o USB requeira a ligação de dados, o sistema apenas permite que seja enviada energia.
Este novo sistema pode ser uma camada adicional de proteção para os dispositivos. Mas ainda é recomendado que os utilizadores evitem colocar os seus dispositivos em portas ou ligações USB desconhecidas, ainda mais quando estas se encontram disponíveis publicamente por qualquer um.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!