A Huawei pode ter dado mais um avanço no desenvolvimento dos seus chips dedicados, dentro da linha Kirin. Os rumores agora apontam que a empresa pode começar a usar a arquitetura de 5 nm da SMIC para desenvolver os mesmos.
De acordo com os rumores mais recentes, o processador encontra-se atualmente numa fase final de desenvolvimento, mas a ideia da Huawei é desenvolver o mesmo com a arquitetura de 5nm, que deve fornecer ainda mais desempenho ao mesmo.
Esta alteração pode ser bastante significativa para a empresa, que teria assim um avanço para melhorar ainda mais a capacidade dos seus processadores, e fornecer dispositivos ainda mais rápidos no mercado. Ao mesmo tempo, demonstraria a capacidade da empresa para produzir os chips mesmo com as sanções do governo dos EUA.
Caso os testes finais do chip venham a ser um sucesso, a próxima fase será o inicio da produção em massa, preparando a chegada dos mesmos aos primeiros dispositivos. Ainda se desconhecem quais serão os primeiros dispositivos a usar chips com esta arquitetura.
De notar que, recentemente, o presidente da Huawei tinha vindo referir que a empresa estaria focada em desempenho e melhorar os processadores em 7 nm antes de passar para a produção de 5 nm. Esta ideia parece ir contra os planos internos da empresa, com os testes avançados que já se encontram a ocorrer.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!