1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

hacker em frente de computadores

 

Quando se verifica uma mensagem de erro no sistema operativo ou em alguma aplicação específica, uma das primeiras formas de analisar a mesma passa por procurar pelo erro nos motores de pesquisa.

 

Esta prática, no entanto, pode levar alguns utilizadores a serem vítimas de malware, num novo formato de esquema que tem vindo a ganhar bastante popularidade – sobretudo porque é também bastante efetivo contra vítimas com poucos conhecimentos informáticos.

 

O ataque, tecnicamente, começa quando as vítimas recebem uma mensagem de erro em algum programa ou até no próprio Windows. Uma das primeiras formas de se tentar resolver o mesmo passa por colocar o código de erro  no Google ou no YouTube, como forma de tentar descobrir meios de o corrigir.

 

Muitas vezes, estes erros são genéricos, e podem ser bastante abrangentes para os mais variados problemas. Isto pode acabar por tornar a tarefa dos atacantes mais simples, que criam falsos vídeos no YouTube, ou publicações em sites diversos, com recomendações de como resolver os mesmos.

 

falsa solução para erro

 

No entanto, a “resolução” passa por executar comandos na Linha de Comandos do Windows, que alegadamente deveriam resolver os erros. Porém, se executadas, os utilizadores podem acabar por instalar malware nos seus sistemas e terem os dados roubados por terceiros.

 

Por exemplo, no YouTube existem centenas de vídeos com recomendações de como resolver os mais variados erros do Windows, que levam os utilizadores para uma lista de comandos que devem ser executados.

 

exemplo de site malicioso

 

Estes comandos apenas levam a que sejam descarregados conteúdos para o sistema potencialmente maliciosos, e como a maioria das vezes são executados com permissões administrativas, não requerem muito esforço do malware para infetar o sistema.

 

Para quem não tenha muitos conhecimentos, os comandos apresentados podem não fazer muito sentido, sendo que a ideia seria apenas tentar resolver o problema. Mas no processo, os utilizadores podem estar indevidamente a instalar malware nos seus sistemas.

 

Como sempre, é recomendado que não se execute comandos aleatórios que foram descobertos pela internet, e antes de tal tarefa, é melhor analisar o que cada comando faz – e como atua no sistema – antes de o executar.

A linha de comandos é muitas vezes usada para resolver problemas de aplicações e do sistema, mas como é também uma ferramenta poderosa no mesmo, pode ser usada para fins menos bons.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech