A Microsoft confirmou ter corrigido uma falha com o Windows Server 2025, que em certos sistemas poderia causar ecrãs de erro Blue Screen of Death (BSOD), ou impedir a correta instalação do sistema operativo.
A falha poderia acontecer em sistemas que tinham um valor elevado de cores de processador, como acontece em muitos sistemas de servidores. Nestes casos, o sistema poderia apresentar falhas aleatórias durante o uso, ou até apresentar falhas que impediam a instalação correta do sistema.
A Microsoft confirmou os problemas em Outubro do ano passado, mas os relatos de incidentes apenas foram aumentando nos meses seguintes, e apenas agora a empresa realmente confirmou ter corrigido todas as falhas.
Segundo a empresa, o problema poderia acontecer em sistemas que teriam mais do que 256 processadores lógicos ativos no mesmo, o que normalmente encontra-se em sistemas de elevado desempenho. Embora o valor de cores necessários para sentir os problemas seja bastante elevado, e algo que nem todas as entidades podem certamente atingir, ainda assim a empresa decidiu lançar a correção.
A Microsoft recomenda que, para os utilizadores afetados por problemas ou que se encontrem em sistemas com valores elevados de cores lógicos do processador, devem atualizar para as versões mais recentes do Windows Server 2025, de forma a corrigirem as falhas.
Os administradores de sistemas que pretendam uma alternativa mais rápida, podem também limitar os sistemas para menos de 256 cores ativos, de forma a que possam pelo menos instalar o Windows Server sem problemas, e eventualmente, atualizar o mesmo para uma versão corrigida mais recente. Depois disso, o limite de cores pode ser modificado novamente para os valores regulares.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!