As autoridades do Reino Unido confirmaram ter detido um suspeito de pertencer ao grupo de hackers conhecido como “Scattered Spider”. O mesmo encontra-se acusado de ter realizado os ataques de ransomware ao MGM Resorts em Las Vegas, durante o ano passado.
De acordo com o comunicado das autoridades, o jovem possui 17 anos e residia em Walsall. Tendo em conta que ainda é considerado um menor de idade, as autoridades não revelaram detalhes ou o nome do suspeito.
Este foi detido por ter realizado os ataques contra a MGM Resorts, tendo ainda chantageado a empresa para recuperar os ficheiros através de um pagamento de quantias avultadas.
Esta detenção surge depois das autoridades terem detido também um dos principais responsáveis do grupo Scattered Spider, numa operação internacional em Espanha, durante o mês passado.
O ataque levou a que o sistema informático da entidade estivesse inacessível durante dias, e levou a uma recuperação que custou mais de 100 milhões de dólares na altura. O ataque propagou-se para vários sistemas internos, e terá ainda permitido aos atacantes não só encriptar os dados, mas também roubar os registos.
Além disso, o grupo Scattered Spider encontra-se ainda acusado de ter atacado mais de 100 outras empresas com o mesmo esquema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!