A equipa de desenvolvimento do Linux Mint, uma das distribuições de Linux mais conhecidas do mercado, acaba de confirmar a chegada da nova versão Mint 22 Wilma.
Esta é a mais recente versão do sistema, trazendo todas as novidades para o sistema e várias melhorias interessantes de ter em conta. Para começar, esta versão é baseada na base do Ubuntu 24.04 LTS, a versão mais recente do Ubuntu LTS. Conta ainda com o kernel Linux 6.8, sendo que conta com atualização suportada até 2029.
Como sempre, esta versão encontra-se ainda disponível com as variantes do ambiente de trabalho Cinnamon 6.2, Xfce 4.18, e MATE 1.26. O Cinnamon encontra-se configurado por padrão para usar X11, embora tenha disponível também uma sessão experimental em Wayland.
Esta versão integra ainda o PipeWire como servidor padrão de som, e suporta o novo formato Debian DEB822. Foram feitas melhorias no suporte a HiDPI e a temas GTK4, bem como o novo suporte ao formato FAT32.
Várias das aplicações nativas do sistema foram ainda atualizadas para as versões mais recentes disponíveis, de forma a garantir o suporte completo das mesmas e todas as correções e melhorias de desempenho. O Thunderbird foi também modificado para usar o formato DEB.
A atualização deve encontrar-se disponíveis para download diretamente do sistema de atualização do Mint, ou através da imagem direta do site oficial do projeto.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!