O Google Chrome é um dos navegadores mais usados no mercado, e com isto, muitos utilizadores usam o mesmo para partilharem também informação sensível, como senhas e dados de cartões de crédito.
Por vezes, pode acontecer que os utilizadores estejam a gravar o ecrã dos seus dispositivos, e indevidamente acabem por gravar também esta informação sensível – ainda mais para quem trabalhe em meios de apresentações virtuais ou da criação de tutoriais.
A pensar nisso, a Google encontra-se agora a trabalhar numa nova funcionalidade para o Chrome, que pode ajudar a prevenir a revelação acidental de dados sensíveis dos utilizadores, durante a gravação do ecrã.
Embora o Chrome conte com algumas proteções quando se encontra a usar o modo anónimo do mesmo, como a impossibilidade de capturar o ecrã quando uma aba anónima está visível, isso não se aplica em abas regulares.
No entanto, a Google encontra-se agora a trabalhar num sistema que pode ocultar informação sensível do Chrome, nomeadamente senhas, dados de cartões de crédito e outras informações, quando o ecrã do dispositivo esteja a ser gravado. Esta funcionalidade encontra-se voltada, para já, apenas para a versão do Chrome no Android, e funciona apenas nas versões mais recentes do sistema operativo.
Além disso, encontra-se disponível apenas para utilizadores na versão Canary do Chrome, sendo ainda desconhecido quando ficará disponível para todos. De momento a flag encontra-se presente na interface do Chrome, mas ainda não realiza qualquer atividade especifica. Eventualmente a Google pode lançar a mesma como parte nativa do Chrome para garantir mais proteção e privacidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!