1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Computador sobre ataque

 

Um novo ataque foi descoberto, que pode afetar até sistemas totalmente isolados, usando para tal a RAM do mesmo.

 

Apelidado de RAMBO (Radiation of Air-gapped Memory Bus for Offense), este ataque é capaz de roubar informação dos sistemas através da verificação da radiação eletromagnética que é emitida pela RAM do mesmo. Isto permite que o ataque sejam realizado em sistemas totalmente isolados, sem qualquer ligação ao mundo exterior.

 

Este género de sistemas são normalmente usados em aplicações críticas, onde é necessário manter o mesmo totalmente isolado de potenciais ataques. Isto inclui cortar todo o formato de comunicações externas que o sistema pode ter. Embora estes sistemas estejam protegidos de ataques externos pela rede, ainda podem ser comprometidos por malware que seja inserido por outros formatos – por exemplo, por uma USB maliciosa.

 

Se um destes sistemas for infetado, um grupo de investigadores revelou que é possível obter dados através da radiação que a RAM emite do sistema. Todos os dispositivos eletrónicos emitem radiação eletromagnética, incluindo a RAM.

O ataque consiste em conseguir que um atacante insira um malware especifico no sistema – que pode ser aparentemente legitimo e contornar outras medidas de proteção existentes nesse sistema. Se tal instalação for realizada, o malware altera a frequência de funcionamento da RAM, de forma a que seja possível enviar dados para sistemas externos, capazes de recolher os sinais.

 

O malware é capaz de alterar o formato de como os dados são escritos e lidos da RAM, alterando a sua frequência, o que acaba por alterar também os valores da radiação. Com um dispositivo externo é depois possível obter essas alterações, e converter as mesmas em dados binários – que podem assim conter a informação roubada do sistema.

 

Este ataque permite a transferência de dados a 1000 bps (bits por segundo), o que se traduz em cerca de 0.125 KB/s. Por exemplo, para extrair 1 MB de dados dos sistemas, seria necessário cerca de 2.2 horas a enviar os sinais.

Os investigadores apontam ainda que o sistema pode ser usado para registar as teclas pressionadas no sistema, o que pode abrir portas para um keylogger rudimentar. Isto pode permitir roubar dados de forma consideravelmente mais rápida e eficiente, sem ter de ser diretamente pelo roubo dos ficheiros.

 

Os investigadores conseguiram ainda realizar este ataque até cerca de 450 cm de distância do alvo, com uma taxa de erro entre 2 a 4%. Quando a recolha é feita a apenas 7 cm a taxa de erro cai para 0%.

 

Existem algumas proteções que podem ser aplicadas para evitar este género de ataques, como a de aplicar sistemas no local para baralhar a radiação ou bloquear que a mesma saia da zona onde o PC se encontra. Outra medida será garantir uma distância segura para acesso limitado ao sistema, acima dos 450 cm de distância.

 

Embora o conceito indique que seja possível o roubo de dados, será extremamente improvável que a técnica possa ser usada no mundo real para o roubo de informação sensível.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech