Por entre todas as plataformas de alojamento de sites WordPress, a WP Engine é um nome bastante conhecido. Com mais de 14 anos no mercado, esta entidade fornece alojamentos de sites WordPress desde 2010.
No entanto, a entidade foi recentemente criticada por um dos cofundadores do WordPress, derivado da forma como esta faz uso da marca. Matt Mullenweg, CEO da Automattic e cofundador do WordPress, considera que a WP Engine é um “cancro” na indústria, e deixa críticas sobretudo ao uso abusivo da marca.
Mullenweg afirma que a WP Engine encontra-se a usar o termo WordPress para criar confusão na indústria sobre o projeto open source, ao mesmo tempo que abusa no uso da marca e na sua posição no mercado, fornecendo o sistema de sites com funcionalidades base limitadas. Um dos exemplos encontra-se nas revisões das publicações, que são desativadas por padrão em todos os sites.
O mesmo deixa ainda críticas na forma como a entidade ajuda ao crescimento de todo o ecossistema do WordPress. Mullenweg afirma que a Automattic dedica mais de 3900 horas semanais a ajudar no crescimento do WordPress, enquanto que a WP Engine, embora uma das maiores entidades associadas ao projeto, ajuda apenas 40 horas semanais.
Ao mesmo tempo, Mullenweg afirma ainda que os consumidores devem analisar bem as escolhas das empresas, tendo recomendado deixar de usar a WP Engine e adotar outras empresas.
"É preciso dizer e repetir: WP Engine não é WordPress. Minha própria mãe ficou confusa e pensou que WP Engine era uma coisa oficial. Sua marca, marketing, publicidade e toda a promessa aos clientes é que eles estão dando a você WordPress, mas não estão. E eles estão lucrando com a confusão", escreve o CEO da Automattic no seu blog pessoal.
No passado, Mullenweg também já tinha deixado críticas a outra entidade, a Godaddy, por igualmente lucrar com o uso do termo WordPress nos seus serviços.
Em resposta a esta acusação, a WP Engine enviou uma ação judicial contra Mullenweg de forma a retirar estas acusações e acusando o mesmo de difamação. A empresa afirma que os ataques são direcionados para prejudicar o nome da entidade e os seus negócios, sem fundamentos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!