Durante os próximos dois meses, um pequeno asteroide vai encontrar-se em orbita do planeta Terra, formando uma “mini lua” que poderá ser visível da Terra – embora não a olho nu.
O pequeno asteroide vai encontrar-se em orbita da Terra durante os próximos dois meses, de acordo com as previsões, sendo que não é propriamente um fenómeno inédito de acontecer, mas certamente algo que não acontece todos os dias.
A descoberta do pequeno asteroide deu-se a 7 de Agosto, e foi denominado de 2024 PT5. Este vai ser uma “minilua” do planeta entre 29 de Setembro e 25 de Novembro, de acordo com os cálculos feitos.
Este fenómeno acontece quando um asteroide move-se a uma velocidade bastante baixa, e aproxima-se de qualquer planeta, ficando na sua orbita como um satélite temporário, antes de ser expelido para outro local.
Embora esteja “perto” da Terra, devido ao tamanho consideravelmente pequeno, não será visível a olho nu, e não deve causar qualquer impacto com os restantes satélites. Será necessário usar um telescópio especial para observação dos céus de forma a avistar o mesmo.
O asteroide possui entre 15 a 20 metros de diâmetro, o que embora possa parecer bastante, em termos espaciais é um valor relativamente reduzido. Para comparação, a Lua conta com 3.5 milhões de metros de diâmetro.
No entanto, o asteroide é considerado “um dos maiores” que foi “capturado” pela terra como um satélite temporário. O Sol deve ser o responsável por o retirar da órbita da Terra. Estima-se que, depois de sair, o asteroide pode voltar a ser capturado pela Terra apenas entre 2055 e 2084.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!