A aplicação “Navegante”, usada para carregar os passes dos transportes públicos da zona Metropolitana de Lisboa, foi recentemente alvo de um ataque informático. A confirmação parte da própria entidade responsável pela plataforma, que afirma ter sido alvo de um ataque informático “massivo”, causando vários impactos a nível do uso da plataforma.
O ataque terá ocorrido desde o dia 30 de Setembro, e ainda se encontra a afetar os serviços associados com a aplicação. O site da Carris Metropolitana apenas indica que a plataforma encontra-se sobre um ataque informático, mas desconhece-se para já os detalhes do mesmo e qual a origem.
A empresa sublinha ainda que se encontra a trabalhar para restaurar a normalidade o mais rapidamente possível. Durante o dia de hoje, 1 de Outubro, a aplicação ainda apresenta falhas e não se encontra ativa, o que indica que o ataque ainda deverá encontrar-se a ocorrer.
Tendo em conta que hoje é o primeiro dia do mês, altura em que vários utilizadores tentam carregar os seus passes, e usam a aplicação para tal, o ataque pode ter um grande impacto.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!