O protocolo Matrix acaba de confirmar uma das maiores atualizações da sua rede nos últimos tempos, tendo lançado a nova versão do Matrix 2.0. Esta atualização marca um importante passo para a evolução da rede aberta e descentralizada de comunicação, permitindo também uma maior compatibilidade com os diferentes clientes existentes para a mesma.
A nova versão chega com um conjunto de mudanças chave, que devem otimizar consideravelmente a forma como o protocolo permite as comunicações. Uma das novidades encontra-se na nova Sliding Sync simplificada, que melhora o desempenho das tarefas de sincronização da plataforma, tornando o processo mais eficiente e rápido em geral.
Outra novidade encontra-se no Next Generation Auth, um novo sistema implementado com base no MAS. Este permite simplificar o processo de login nas contas dos utilizadores, através do uso de códigos QR, e deixando de ser necessário introduzir manualmente os dados de ligação e do servidor.
Esta versão conta ainda com suporte para o MatrixRTC, permitindo assim a encriptação ponta a ponta de mensagens voz em grupos e de videoconferências. As aplicações do Element Web e Desktop, bem como Element X, suportam agora este novo formato de segurança para as comunicações.
Por fim, outra novidade encontra-se na “Encriptação Invisível”, que basicamente pretende fornecer uma encriptação ponta a ponta de forma similar ao que se encontra em plataformas como o Telegram, Signal e WhatsApp, sem que tal afete a segurança em geral das comunicações. A ideia será tornar a encriptação algo com que os utilizadores da rede não tenham de se preocupar, facilitando a integração da mesma com os clientes e os diferentes sistemas.
A equipa de desenvolvimento do Matrix afirma que ainda existem melhorias que podem ser feitas no futuro, e que o trabalho para tal ainda se encontra a ser realizado, mas o Matrix 2.0 é visto como um dos maiores upgrades da rede nos últimos tempos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!