A Intel tem vindo a passar por um período complicado a nível financeiro, com perdas consideráveis. Em contrapartida, a AMD parece estar no topo, e agora, os dados financeiros da empresa revelam alguns detalhes interessantes.
Pela primeira vez em mais de 20 anos, a AMD superou as receitas nas vendas a nível de centros de dados, em comparação com as da Intel. Segundo a análise realizada pela empresa SemiAnalysis, a AMD surpreendeu ao ultrapassar as receitas da Intel, nas vendas associadas com o mercado dos centros de dados.
Este feito demonstra que a AMD tem vindo a ser cada vez mais a escolha dos centros de dados para o seu hardware, aumentando a quota da empresa no mercado. Em contrapartida, também vai de encontro com os fortes investimentos que a AMD tem vindo a realizar no setor.
Os dados apontam que a AMD teve receitas no setor de aproximadamente 3.55 mil milhões de dólares, enquanto a Intel obteve 3.3 mil milhões de dólares. Esta é a primeira vez em mais de duas décadas que a AMD consegue superar as receitas da Intel dentro de um dos mercados de centros de dados – e tendo em conta as previsões, é algo que se pode manter durante mais algum tempo.
É importante notar que estas receitas não dizem apenas respeito aos processadores EPYC e Xeon de cada uma das marcas, mas englobam também as vendas de gráficas e outros componentes usados para tecnologias de IA generativa.
Ainda assim, os valores serão certamente bastante positivos para a AMD, e podem estimular a ainda mais investimentos na área para a empresa. Em contrapartida, demonstram também que a Intel necessita de repensar as suas estratégias, de forma a melhorar os resultados financeiros e a confiança dos investidores e mercado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!