Como estava previsto, a Nokia apresentou hoje os seus dois novos modelos, baseados no sistema Windows Phone, Lumia 800 e Lumia 710.
Estes novos modelos foram apresentados por Stephen Elop, o CEO da empresa, na abertura do Nokia World, evento anual da em presa a decorrer em Londres.
Enquanto o Lumia 800 é considerado um smartphone de topo, a evolução do N9, o Lumia 750 pretende ser um smartphone com o Windows Phone “acessível” ao consumidor.
O Lumia 800 oferece um ecrã AMOLED de 3.7 polegadas, 16 GB de memória interna e um processador de 1.4 GHz. Quanto ao 750, conta com o mesmo processador de 1.4 GHz do Lumia 800 e, segundo a empresa, foi criado com o objetivo de facilitar a partilha de conteúdos.
Os preços do Lumia 800 deverão ser de 420 euros, estando já disponíveis pré-reservas em França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Reino Unido.
O 750 deverá ser mais barato, cerca de 270 euros e deverá começar por sair no mercado de Hong Kong, Índia, Rússia, Singapura e Taiwan, ainda durante este ano.
A empresa aproveitou ainda para apresentar os novos modelos Asha, destinados a um publico mais vasto, tratando-se de uma linha de smartphones básicos.
O objectivo da Nokia passa por possibilitar o acesso à Internet «aos próximos mil milhões de pessoas», como refere o Ceo da empresa.