O Japão possui um problema relacionado com a pirataria, sobretudo de conteúdos como animes e manga. A pensar nisso, as autoridades locais encontram-se a adotar novas medidas para prevenir a propagação destes conteúdos em formato ilegal, e pretendem agora usar sistemas de IA para combater a prática.
Segundo fontes locais, a Agency for Cultural Affairs terá solicitado ao governo do Japão um investimento de 300 milhões de ienes, focado em desenvolver um sistema de IA capaz de combater a pirataria de conteúdos. Este sistema iria ser criado de raiz para uso local.
Estima-se que as perdas da indústria do japão devido a pirataria sejam superiores a 2 triliões de ienes por ano, valor que tem vindo a aumentar de forma considerável. Portanto, as autoridades pretendem agora usar IA para ajudar a combater a prática.
Esta ferramenta iria ter a capacidade de identificar sites que partilham conteúdos ilegais, de forma automática, e a aplicar medidas para bloquear os mesmos. A identificação pode ser baseada nos conteúdos diretamente fornecidos, links, imagens e até mesmo na publicidade que se encontra sobre estes.
A ideia será ter um sistema com as mesmas capacidades que um moderador humano, mas capaz de realizar as tarefas mais rapidamente e de forma mais eficaz, além de totalmente automática. De momento ainda se desconhecem detalhes de quando se espera que o sistema venha a ficar ativo, tendo em conta que o mesmo ainda aguarda a aprovação do governo para o investimento.
Esta medida pode ser uma nova forma de combater a pirataria, e certamente algo que outros países podem brevemente vir a aplicar também. Nos últimos meses, têm vindo a surgir várias campanhas focadas em derrubar alguns dos maiores sites de pirataria da internet, uma tendência que pode vir a aumentar durante os próximos tempos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!