1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Ransomware

 

Os ataques de ransomware ainda continuam a acontecer, em parte porque ainda existem entidades que – quando afetadas – podem pagar para reaverem os conteúdos roubados. No entanto, as autoridades na Austrália pretendem agora tornar esta prática mais complicada.

 

O governo australiano encontra-se a estudar a possibilidade de tornar os pagamentos de ransomware por parte das empresas uma atividade considerada como ilegal. Com isto, as empresas que realizarem pagamentos associados com ataques de ransomware estariam a violar a legislação local, e poderiam enfrentar ainda mais consequências.

 

Clare O'Neil, ministra de cibersegurança no pais, afirma que existem planos traçados para criar uma nova lei que vai focar-se em combater este género de crimes – ataques de ransomware. No entanto, no processo de criação destas novas leis, existem também as que afetam diretamente as vítimas – onde se encontra a colocação de pagamentos de ransomware como algo ilegal no pais.

 

Por um lado, tornar os pagamentos de ransomware ilegais pode efetivamente reduzir o crime, mas ao mesmo tempo também pode tornar mais complicada a recuperação de potenciais dados – embora o pagamento deva sempre ser a última medida a aplicar-se. Os criminosos teriam menos incentivos a realizar ataques de ransomware no pais, uma vez que não teriam diretamente proveito financeiro de tal – pelo menos do ataque direto.

 

Além disso, as empresas que pagarem, podem ficar sujeitas a multas avultadas sobre tal ação, elevando ainda mais os prejuízos.

 

A Austrália não é o único pais com ideias de banir pagamentos de ransomware. Nos EUA também existem algumas partes que se encontra a pretender criar leis para tornar ilegal o pagamento de ransomware. No entanto, o FBI recomendou que tal lei não fosse aprovada, uma vez que poderia levar a ainda mais tentativas de extorsão por parte dos atacantes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech