O grupo de ransomware Qilin alega estar a disponibilizar dados do Município de Chaves, depois de um ataque informático realizado recentemente à entidade.
A entidade tinha sido alvo de um ataque informático no passado dia 14 de Novembro, sendo que, na altura, o mesmo afetou consideravelmente os sistemas e serviços da entidade. Embora os detalhes do ataque não tenham sido revelados, o grupo Qilin alega agora ter sido o autor do mesmo, aplicando ransomware em sistemas internos do município, e de onde foram roubados dados potencialmente sensíveis.
O grupo indica no seu site da dark web ter em sua posse vários dados sensíveis e privados, embora ainda se desconheçam exatamente detalhes sobre os conteúdos roubados. A informação do site apenas indica uma descrição aparentemente genérica sobre o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município de Chaves, de 2015, portanto desconhece-se se os dados dizem apenas respeito a esta secção e projeto antigo, ou se podem incluir dados mais recentes.
O grupo poderá disponibilizar a informação durante os próximos dias, como é habitual, caso a entidade não pague o resgate pelos ficheiros – algo comum neste formato de ataques ransomware.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!