A Câmara Municipal de Chaves confirmou ter sido alvo de um ataque informático, ocorrido nesta semana e que pode ter afetado vários serviços e sistemas da entidade.
Segundo a entidade, o ataque foi identificado durante o inicio do dia de hoje, e afetou de forma severa vários sistemas associados com a entidade. Este ataque encontra-se ainda a comprometer vários serviços municipais.
Em comunicado, a entidade refere que “No contexto do incidente foram desencadeados os procedimentos internos de segurança preestabelecidos e notificadas as entidades competentes, designadamente o Centro Nacional de Cibersegurança e a Polícia Judiciária, que se encontram a acompanhar o processo”.
É ainda referido que “o conjunto dos serviços da autarquia encontram-se sem acessos informáticos e comunicações, não sendo possível garantir, neste momento, o normal atendimento aos munícipes”.
Neste momento ainda se encontra a ser feita a investigação do incidente, sendo que a entidade encontra-se a receber ajuda de uma empresa especializada externa para a tarefa. “A autarquia encontra-se a laborar para a célere resolução do incidente, em estreita articulação, com as referidas entidades, lamentando os transtornos causados e, bem assim, apela à compreensão de todos os munícipes”, sublinha ainda a câmara.
Até ao momento ainda se desconhece quando será reposta a normalidade dos serviços afetados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!