A Automattic, empresa por detrás do WordPress, revelou que vai reduzir as suas contribuições em geral para o projeto WordPress. Esta decisão surge depois da empresa ter entrado numa batalha legal com a WP Engine, uma empresa focada ao alojamento de sites Wordpress.
Segundo o comunicado da Automattic, esta decisão surge de se ter verificado que existe um forte desequilíbrio no universo de contribuições para o WordPress, que causa danos ao projeto em geral. Ao mesmo tempo, esta medida também surge depois da entidade ter sofrido fortes críticas, sobretudo ao seu fundador, Matt Mullenweg, que tem vindo a usar a entidade com a face de uma disputa e guerras virtuais com outras entidades e personalidades reconhecidas no meio.
A empresa afirma que o foco da entidade vai agora voltar-se para os seus projetos financiados, como o WordPress.com, Pressable, WPVIP, Jetpack, e WooCommerce. Ao mesmo tempo, a entidade vai ajustar-se para contribuir de forma igual para o WordPress como os restantes contribuidores no mesmo, dedicando pelo menos 45 horas por semana para segurança e atualizações críticas.
Ao mesmo tempo, e no mesmo comunicado, a entidade aponta ainda as culpas para as ações legais realizadas contra a WP Engine, que a Automattic afirma terem retirado o foco da equipa das contribuições no crescimento do WordPress. No entanto, a entidade não indica que essa medida foi realizada pela própria, depois de Matt Mullenweg ter começado a batalha judicial com a WP Engine sem razão aparente apontada.
A mensagem da Automattic termina com a empresa a indicar que promete voltar a contribuir para o WordPress como um todo no futuro, quando todas as ações legais em cima da mesa de e contra a empresa sejam resolvidas. Desconhece-se, para já, quando tal irá acontecer.
A comunidade tem vindo a ser bastante crítica das medidas realizadas pela Automattic, e sobretudo por Matt Mullenweg, usando a marca WordPress para tal. A mesma considera que todas as ações realizadas pela entidade têm vindo a prejudicar o projeto a longo prazo, o que será certamente algo de relevo, tendo em conta que o WordPress é um dos scripts mais usados pro alguns dos maiores sites na internet.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!