Muitos fabricantes de smartphones Android encontram-se a fornecer prazos mais largos de suporte aos seus dispositivos, com a Samsung e a Google a fornecerem até sete anos de suporte. No entanto, a Qualcomm encontra-se agora a abrir as portas para que ainda mais fabricantes venham a oferecer suporte prolongado ao hardware.
A empresa confirmou que vai começar a fornecer suporte para os seus chips mais recentes no mercado durante oito anos, o que permite aos fabricantes terem um tempo prolongado de atualizações fornecidas diretamente pela Qualcomm aos chips.
Segundo a empresa, este suporte vai permitir que os dispositivos de fabricantes que tenham processadores da Qualcomm possam continuar a receber atualizações diretas da mesma. A medida vai começar com o Snapdragon 8 Elite em todos os dispositivos com o Android 15.
Estas atualizações são importantes, pois permitem aos fabricantes integrar as atualizações dos pacotes da Qualcomm nas suas próprias atualizações e para os seus dispositivos. Ainda será da responsabilidade das fabricantes em lançar essas atualizações, mas do lado da Qualcomm não existirá nada a impedir que tal aconteça.
A medida vai ainda abranger todos os chips das linhas Snapdragon 8 e 7 que sejam lançados este ano. Isto vai permitir que os fabricantes comecem a preparar-se para alongar o prazo de atualizações fornecidas para os seus dispositivos.
Por fim, a medida integra ainda duas grandes atualizações do Android Common Kernel (ACK), uma base essencial do Android e que os fabricantes necessitam para manterem o kernel do sistema atualizado nos seus dispositivos.
A medida será certamente bem vinda, e pode permitir que mais fabricantes venham a adotar longos tempos de suporte aos seus mais recentes dispositivos, mas caberá a cada uma de o fazer – portanto ainda resta saber quais as marcas que vão realmente aproveitar de tal.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!