Faz pouco mais de três anos que a Google revelou o Project Treble, uma iniciativa da empresa com o objetivo de reorganizar o fornecimento de atualizações do Android no mercado. Apesar desta tecnologia ter várias vantagens para os principais fabricantes de smartphones, que conseguem fornecer atualizações mais rapidamente para o sistema, o mesmo não se aplica a empresas como a Qualcomm.
O Treble aumentou consideravelmente a complexidade com que fabricantes de chips lançam drivers para os seus processadores, uma vez que necessitam de abranger um vasto conjunto de dispositivos e sistemas ao mesmo tempo.
No entanto, isso pode vir a ser facilitado no futuro, com uma nova parceria anunciada entre a Qualcomm e a Google. As empresas revelaram uma nova parceria com o objetivo de permitir que os chips da Qualcomm tenham suporte a, pelo menos, quatro grandes versões do Android, bem como a quatro anos de atualizações de segurança.
Esta parceria irá começar a ter efeitos em todos os novos chips que venham a ser lançados pela Qualcomm, e onde se inclui já os novos Snapdragon 888.
De notar que esta parceria não quer dizer que todos os dispositivos com processadores da Qualcomm vão começar a suportar quatro anos de atualizações. A parceria apenas estabelece que as duas empresas vão trabalhar em conjunto para que os processadores a chegarem ao mercado estejam adaptados para receber, no mínimo, quatro versões do Android – ainda resta depois as fabricantes lançarem as respetivas atualizações.
A medida vai drasticamente reduzir o peso em empresas como a Qualcomm sobre o desenvolvimento dos seus processadores, e a adaptação dos mesmos para diferentes versões do Android. Além disso, será mais um ano de suporte do que aquele que tinha vindo a ser garantido pela Qualcomm até ao momento.
De relembrar que os primeiros dispositivos com o Snapdragon 888 estão muito perto de chegarem ao mercado, e estes vão contar já com todos os benefícios desta parceria. Novamente, isso não quer dizer que venham a receber quatro anos de atualizações, mas será uma vantagem extra para que os fabricantes adotem esse formato.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!