Faz apenas alguns dias que as notícias começaram a surgir sobre o Copilot, a ferramenta de IA da Microsoft, estar a sugerir aos utilizadores formas de ativarem o Windows de forma ilegal – o que certamente era um caso curioso, tendo em conta que a plataforma era da Microsoft.
No entanto, parece que a Microsoft anda atenta a estes casos. Depois dos relatos terem começado a surgir, a Microsoft parece ter atualizado os modelos do Copilot. Quando se coloca a mesma questão ao sistema, hoje a resposta é ligeiramente diferente.
Enquanto que antes o Copilot indicava os utilizadores para um conhecido script, que era usado para ativar de forma ilegal o Windows, e fornecia até os passos para tal, hoje essa resposta foi atualizada. Agora o Copilot indica que a ativação do Windows por fontes não oficiais é considerada uma prática ilegal, e que viola os termos de serviço do mesmo.
Além disso, a resposta indica ainda os utilizadores para o suporte da Microsoft, onde podem obter mais informações sobre a ativação do sistema ou até adquirir uma chave de forma legítima.
Embora a Microsoft não aparente estar propriamente preocupada com a pirataria realizada sobre o Windows, o caso é ligeiramente diferente quando existem sistemas da mesma que podem ativamente recomendar formas de o realizar.
A par com isto, é importante relembrar que a única forma legal de ativar o Windows será usando uma chave de ativação diretamente adquirida pela Microsoft ou fornecida por um fabricante oficial do sistema. Existem sites que promovem a venda de chaves de ativação do Windows e do Office, a preços consideravelmente mais reduzidos, e que alegam que estas chaves são legitimas, mas na realidade não o são.
Estes sites apenas tentam promover estas plataformas para obterem ganhos de patrocínio, sobre falsos pretextos, e encontram-se a enganar os utilizadores alegando que são chaves legítimas. Na realidade, as chaves são consideradas ilegais e, em piores casos, podem mesmo ser mais prejudiciais do que as ativações feitas via meios piratas, pois podem ter sido obtidas usando métodos obscuros – como através de cartões de crédito roubados.
O TugaTech aconselha que não se compre qualquer chave de ativação por estes meios, e que se tenha atenção a plataformas que apenas tentam enganar os seus leitores para lucros próprios sobre falsos e enganadores pretextos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!